VIAJAR NA QUARENTENA? VEJA COMO ESTÁ A REABERTURA DOS PRINCIPAIS DESTINOS DO SUDESTE.

A reabertura do turismo no Brasil está acontecendo aos poucos. Algumas cidades, por exemplo, já desenvolveram protocolos de segurança, reduzindo a capacidade dos hotéis; barreiras sanitárias e medição de temperatura.

E como viajar sempre foi sinônimo de planejamento, trouxemos algumas atualizações sobre os principais destinos da região sudeste. Vamos lá?

Reabertura no Espírito Santo

Os municípios capixabas estão categorizados como de risco alto, moderado e baixo. Nos municípios classificados como “risco moderado”, como a capital Vitória, os estabelecimentos comerciais funcionam com horários limitados e a abertura de bares continua proibida.

  • Em Vitória e nas cidades de Vila Velha e Guarapari, as praias estão abertas somente para atividades físicas. O comércio reabriu, mas oficialmente os restaurantes podem atender apenas por entrega.

Reabertura em Minas Gerais

As cidades de Minas Gerais vêm se preparando para retomada do turismo, com obras de melhorias em pontos turísticos, pesquisas com turistas, além de adoção de medidas preventivas. As hospedagens trabalham com 50% da capacidade.

  • Em Tiradentes, uma barreira sanitária na entrada da cidade só autoriza a entrada de visitantes com reservas previamente confirmadas em uma das pousadas autorizadas a funcionar. Restaurantes só estão atendendo por entrega.
  • Em Capitólio, os passeios náuticos só acontecem mediante o cumprimento de uma série de protocolos sanitários definidos pelas autoridades de saúde.
  • Na Serra do Cipó, a taxa de ocupação nas hospedagens não pode passar de 50%.



Reabertura no Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) lançou o site Turismo Consciente, com informações básicas sobre os serviços turísticos dos municípios do estado. É possível saber o que está em funcionamento em cada cidade, ter acesso aos status dos meios de hospedagens, bares, restaurantes, praias, parques, atrações, comércio e barreiras sanitárias para acesso às cidades. Os municípios têm autonomia para manter determinações e regras de reabertura gradual. Segue em vigor a multa de R$ 106,65 para pessoas que estiverem sem máscara em espaços públicos.

  • No Rio de Janeiro (capital), bares e restaurantes estão funcionando. As praias estão liberadas para esportes e banho de mar (sem aglomerações), mas não para banho de sol. Um projeto da prefeitura prevê a reserva da faixa de areia via aplicativo. O Jardim Botânico já está funcionando, com hora marcada. O Cristo Redentor, Pão de Açúcar, AquaRio e a roda-gigante RioStar vão reabrir em 15 de agosto.
  • Arraial do Cabo e Cabo Frio, na Região dos Lagos, estão reabertas para turistas. Há barreira sanitária na entrada das cidades, e não será permitido passar o dia sem pernoite. As hospedagens operam com 50% da capacidade reduzida.
  • Ilha Grande, em Angra dos Reis, tem reabertura prevista para 14 de agosto. Ilha Grande receberá somente turistas com reserva antecipada, sem possibilidade de passar o dia na ilha sem pernoite. Hotéis e pousadas terão apenas 50% de ocupação.
  • Paraty, no litoral Sul Fluminense, exige o preenchimento de um termo de responsabilidade para passar pela barreira na entrada da cidade. Embora o centro histórico da cidade tenha reaberto, as comunidades de Trindade, Paraty Mirim e a margem esquerda do Saco de Mamanguá continuam fechadas ao turismo.
  • Em Búzios, as praias estão liberadas apenas para atividades físicas. O pernoite é obrigatório. Para passar pela barreira na entrada, é necessário apresentar confirmação de reserva.
  • Em Petrópolis, região serrana, a maior parte da rede hoteleira está aberta, mas atrações como museus e cervejarias continuam fechadas.

Reabertura em São Paulo

Alguns dos principais eventos do estado foram cancelados como consequência da pandemia, tais como a Fórmula 1, Carnaval, Réveillon, entre outros. Entretanto, a Secretaria de Turismo de São Paulo não descarta realizar alguns eventos fora de época.

  • Em São Paulo (capital), o comércio já foi autorizado a reabrir. Bares e restaurantes podem funcionar apenas durante o dia, com exceção de estabelecimentos localizados em shoppings. Atrações turísticas seguem fechadas.
  • Em Campos do Jordão, os restaurantes estão autorizados a funcionar apenas por entrega e drive-thru. O comércio não-essencial só pode abrir de segunda a quinta-feira. Aos finais de semana (de sexta a domingo), somente supermercados, padarias e farmácias estão autorizados a abrir.
  • No Litoral Norte Paulista, as praias de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela estão abertas para exercícios físicos de segunda a quinta.

Fonte: melhoresdestinos.com.br/reabertura-destinos-brasil.html