NOVEMBRO AZUL: UM SINAL DE ALERTA PARA A SAÚDE DOS HOMENS

O Novembro Azul é uma campanha que busca chamar a atenção da sociedade a respeito da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância de cuidados integrais com a saúde do homem. O câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns no mundo e costuma acometer homens com idade acima de 50 anos.

Entretanto, a campanha vai além, buscando conscientizar a respeito da necessidade de cuidados especiais com a saúde integral do homem, abrangendo temas como doenças crônicas (por exemplo, a hipertensão), infecções sexualmente transmissíveis, bem como a saúde mental.

A campanha é realizada por meio de ações que buscam promover uma mudança nos hábitos masculinos, mostrando a importância da realização de consultas e de exames de rotina, quebrando alguns preconceitos a respeito da realização de determinados exames e estimulando os homens a manterem uma rotina que promova saúde e bem-estar

  • Fatores de risco: O câncer de próstata apresenta alguns fatores de risco, como idade elevada (acima dos 50 anos); casos de câncer de próstata na família (pai, irmão); apresentar sobrepeso ou obesidade.
  • Sintomas: Em muitos casos, o câncer de próstata é assintomático. Quando há sintomas, podem surgir dificuldade de urinar, aumento na frequência da urina, diminuição do jato de urina e presença de sangue no xixi. É importante destacar que esses sintomas também estão relacionados a doenças benignas da próstata.
  • Diagnóstico: A análise histopatológica de tecido da próstata permite o diagnóstico da doença. Esse exame é realizado após a detecção de alguma anormalidade por meio do exame de toque retal ou do exame de aumento do PSA. O exame de toque retal é realizado para avaliar se há alterações na glândula, como o tamanho, se ela se apresenta mole ou granulosa e se causa dor. O PSA é um exame de sangue que mede os níveis do antígeno prostático específico, que é produzido pela próstata. Uma concentração elevada dessa proteína pode ser indicativo da doença.
  • Tratamento: Cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal podem ser indicados. O médico determinará a melhor forma de tratamento de acordo com cada caso.

SAÚDE E BEM-ESTAR DO HOMEM

  • Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar atividades físicas;
  • Evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas;
  • Evitar o sobrepeso e a obesidade;
  • Manter em dias os exames de rotina (a frequência e o tipo de exame a ser realizado variam conforme a idade);
  • Manter um comportamento sexual seguro.

DE PROTEÇÃO A AWA ENTENDE!

Deixe o preconceito de lado: É homem e tem mais de 50 anos? Faça seu exame preventivo anualmente.

Fonte: Biologianet