ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO VEICULAR É LEGAL?

Agora, mais do que nunca, é essencial proteger o seu veículo contra danos e acidentes. Afinal, mesmo durante o período de quarentena, imprevistos podem acontecer a qualquer momento, como precisar levar algum parente às pressas ao hospital. E nessas horas, não dá para contar com a sorte. De prejuízos já bastam os que foram causados pelo novo coronavírus, não é verdade?

Mas quando o assunto é proteção veicular, acabam surgindo muitas dúvidas. É legal? Vale a pena? É fiscalizada? Quem regulamenta? Se você tem alguma dessas dúvidas – ou todas – este artigo é para você.

Afinal, o que são as Associações de Proteção Veicular?

Devido ao alto índice de criminalidade nas cidades e estradas brasileiras, contratar o seguro de um carro, moto ou caminhão é quase um item essencial para motoristas e donos de empresas. Porém, fatores como burocracia, análise de perfil e custos elevados impedem muitas pessoas de optarem pelo seguro convencional, e opções alternativas acabam sendo uma solução: como as Associações de Proteção Veicular.

As associações nasceram da necessidade que várias pessoas encontraram ao tentar proteger seus veículos, mas eram barradas por seguradoras devido ao seu “perfil de risco”.

A metodologia é bem similar ao que as seguradoras utilizavam no passado, um grupo que tem a finalidade de repartir prejuízos e despesas de administração provenientes de roubos, furtos, acidentes e serviços adicionais: como assistência 24 horas e proteção de vidros.

O que a lei fala sobre as associações:

As associações estão previstas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no art. 5º, incisos XVII, XVIII, XIX, XX e XXI que dispõe:

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

XVII – é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

XVIII – a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;

XIX – as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

XX – ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

XXI – as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;”

Ou seja, as associações não violam nenhuma lei. Por isso, depois de escolher uma associação transparente, ética e profissional, você pode ficar tranquilo. Faça uma cotação com a Awa e descubra o que podemos oferecer para você.

Quais as vantagens de contratar uma Associação Veicular:

Ainda está com dúvidas? Listamos algumas vantagens para você ter certeza que a proteção veicular da Awa é a melhor opção:

  • Preço

As associações oferecem um serviço de proteção bem mais em conta que um seguro tradicional. Assim, democratizamos a proteção de carros, motos e caminhões pelo país inteiro.

  • Burocracia

Quem é associado Awa já sabe, não fazemos distinção de perfil e nossa contratação pode ser feita de um jeito 100% digital. Menos burocracia e chateação na hora de proteger o seu veículo.

  • Formas de pagamento

As seguradoras exigem pagamento a vista ou antecipado do contrato/apólice do segurado, já as associações recebem mensalmente pequenas parcelas. Desse jeito, não pesa tanto no seu bolso.

  • Serviços

Com a Awa, você tem acesso a uma série de vantagens para ficar tranquilo 24 horas, além de garantir descontos e promoções em uma ampla rede de parceiros: cinemas, faculdades, lojas de calçados e muito mais.

Fale com a nossa equipe e saiba mais sobre as vantagens de contratar a Proteção Veicular da Awa – Gestão & Proteção. 😉

WhatsApp: (31) 9 9374 4166 | (31) 3546-0404

Fonte: Detran | Susep